O Punk é Americano 2
Leiaa primeira parte dessa história
Os Matadores de Batom - De volta a Nova Iorque, a cena punk se formava definitivamente no começo dos anos 70. Algumas bandas faziam um som que partia da influência mútua do rock simples do Glam e a sujeira e
agressividade do Velvet Underground, entre elas o New York Dolls [as bonecas de Nova Iorque]. Os Dolls eram os Rolling Stones depois de ver um filme de terror - ou
de pornô, vai saber. Essa influência dos Rolling Stones no punk ainda é pouco descutida: o som da banda e sua imagem são reflexos exagerados dos Stones. O rock and roll simples, com riffs característicos, as letras sobre sexo e drogas e a voz e performance sexys da banda de Mick Jagger estão lá. Só que exagerados. A performance da banda também pode ser entendida por este argumento. Eles são uma hipertrofia do rebolado de Mick
Jagger. Rock como o Rolling Stones, barulhentos como o Stooges e andrógenos como David Bowie. Assim eram os New York Dolls.
Com o fim dos Beatles e a ascenção do rock progressivo, o New York Dolls estava em alguma garagem cercada de lixo e drogas e queria mesmo é fazer rock'n'roll como se fazia antes. Porém, com um toque extra de extravagância. Muito influenciados pelo glam rock, os Dolls se vestiam agressivamente e faziam shows maravilhosamente caóticos.
Geração Vazia - Richard Hell pode ser considerado o primeiro artista a ter uma postura realmente punk que foi imitada e é usada como inspiração até hoje. Ele criou parte da moda punk que é usada até hoje, os cabelos espetados, as roupas rasgadas e as frases de efeito [como Kill Me Please]. Richard conviveu com Malcolm McLaren [que era produtor do New York Dolls] e dizem que Malcolm usou sua convivência com Richard para criar o visual dos Sex Pistols [banda que ele produziu anos depois].
Richard Hell teve três bandas importantes: Television, Heartbrakers e Voidoids. O Television foi a primeira banda de punk rock a tocar no CBGB inaugurando o club para os sucessos
posteriores como Ramones e Patti Smith Group. Seu primeiro álbum: Marquee Moon, foi muito bem recebido tanto por críticos como pelo público e ainda hoje o Television é classificado como uma das melhores bandas de
todos os tempos graças a este album.
Richard Hell e os Voidoids tocando Blank Generation and Love Comes no CBGB em 1977
1975, Connecticut, EUA - Três jovens, Eddie McNeil (Legs McNeil posteriormente), John Holmstron e Ged Dunn, decidem trabalhar juntos durante as férias. "Acho que devíamos lançar uma revista" sugere John, "se a gente tivesse uma revista, poderia beber de graça. As pessoas nos dariam bebida de graça." acrescenta. Eles queriam escrever sobre a realidade de suas vidas, o que não tinha espaço em lugar nenhum. "Cheeseburgers, reprises na TV, trepar, quadrinhos, filmes B e Rock n'Roll". Desse trabalho nasceu a revista Punk. Estava batizada a criança.
Londres Chama - Somente em 76, depois da turnê londrina dos Ramones, que os garotos do Sex Pistols e o The Clash, tomam coragem para formar suas próprias bandas. Em 77 temos a explosão do punk inglês com cabelos coloridos, estratégia de marketing e tudo mais. Para Legs McNeil essa data simboliza o fim do punk.
Dead Boys tocando Sonic Reducer em 77 no CBGB. Parece com Sex Pistols?
Mate-me Por Favor
Legs McNeil e Gillian McCain
Esta é a história definitiva e nunca antes contada sobre os anos 70 e a Blank Generation. Narrando o nascimento do qe hoje se chama punk, desde a Factory de Andy Warhol até o Max’s Kansas City nos anos 60 e 70, chegando ao Reino Unido nos anos 80.